terça-feira, 19 de junho de 2012

Eddystone S680X

Saudações amigos, aqui posto meu mais novo brinquedo, um Eddystone S680X.

Eu gosto muito da Linha Eddystone, gosto dos dials enormes, e é o meu primeiro rádio mais clássico. espero que seja o primeiro de muitos.

Vou postar apenas duas fotos, brevemente atualizarei o post com mais informações. 73 a todos.

Eddystone S680x vista frontal

Eddystone S680x interior do gabinete.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alinco DX-R8

Saudações a todos..
Mais um receptor aqui do meu shack, é o Alinco DX-R8, um grande lançamento da Alinco e que atende desde o rádioescuta menos pretensioso até os mais exigentes já que ele possui inúmeros recursos.

 É um receptor de dupla conversão e tem uma saída IQ para uso como uma plataforma SDR,  aumentando  consideravelmente a já muito extensa lista de recursos.

 Utilizando o modo SDR podemos gravar emissoras e escutar em momento mais oportuno.

 Os programas que utilizo aqui são: o KG-SDR que é o software padrao do DX-R8, com este software é possivel controlar algumas funcionalidades do receptor, tal como a mudança de frequência direto pelo software sem necessidade de ajuste no rádio. 

Pode também ser montado um banco de dados de frequências e nomes de emissoras, tudo isso no KG-SDR.

Outro programa que utilizo aqui é o DREAM, muito bom para escutas DRM, além dos já conehcidos  SDR-console, SpectraVue e winrad.

Abaixo algumas fotos do receptor e algumas capturas de tela que fiz por aqui. 73 a todos e boas escutas.

 
DX-R8 Display no modo IQ


 
DX-R8 Geral

Nesta captura de tela, estão abertos os programas DREAM, para escuta DRM e o programa KG-SDR controlando o rádio via PC.

Na tela acima apenas o programa DREAM numa tentativa de escuta da Radio All India.

Acima programa DREAM em tentativa de escuta da radio CVC.

Acima captura de tela com os programas KG-SDR e EIBIview, que é um banco de dados super completo, com varias informações de estações muito úteis na identificação de emissoras.

Grande abraço a todos.
PY2LSB - Ricardo.









quinta-feira, 14 de junho de 2012

Esquemas e manuais

Saudaçoes a todos.

Estou postando aos poucos alguns manuais e esquemas de rádios que possuo aqui, e alguns que encontrei na própria internet.
É só ir na aba correspondente a manuais e esquemas na barra de links no alto do blog e escolher entre os manuais disponíveis.

peço que algum problema com os links ou algum erro sejam comunicados para serem corrigidos assim que possível.

Espero que seja útil a alguns de vocês. 73 a todos.

PY2LSB - Ricardo

quarta-feira, 13 de junho de 2012

QSL Recebidos

Alguns Cartões QSL recebidos por aqui..73 a todos.














Panasonic RF - 4900

Saudações amigos radioamadores e radioescutas, segue mais um receptor bacana pra quem gosta de rádio escuta, trata-se de um Panasonic RF-4900.
Ele abrange as frequências de 525-1605, 1600-30000, 88-108 MHz, possui BFO para escuta de estações em banda lateral, possui também além do dial analógico tradicional, um display digital o qual facilita muito a leitura da frequência sintonizada. este receptor foi fabricado de 1979 a 1983 no Japão.
Possui ainda mais alguns recursos, tal como um pequeno sintonizador de antena, ganho de RF, ANL e S-meter de sinal de recepção ou de carga de baterias quando utilizadas.

Seguem abaixo algumas fotos do RF-4900 no meu shack. 73 a todos.




Para baixar o manual de serviço do RF-4800 é só clicar na imagem acima, ajuda bastante apesar de não ser o manual apropriado do receptor citado. 73 a todos.

domingo, 10 de junho de 2012

Echophone EC-1A


Echophone EC-1A
Caros amigos, seguem mais algumas postagens, este é meu Echophone EC-1A, pelo que andei pesquisando a Echophone foi comprada pela Hallicrafters que lançou no mercado o S-41 Skyrider, que na verdade era um Echophone com a marca Hallicrafters. (se eu estiver enganado peço que me corrijam).

Este rádio provavelmente foi fabricado antes de 1945, já que no ano de 1945 ele já saiu como S-41 com a marca Hallicrafters.

O modelo o qual estou em mãos funciona razoavelmente bem, mas claro, com toda certeza precisa de uma boa revisão e troca de capacitores que ainda são todos originais.

Vou me abater sobre a parte estética dele, ele esta com a pintura destruída, o acrílico do dial esta bastante ruim, com uma cor escura o que dificulta bastante a leitura o torna pouco atrativo.

Quando aos botoes, estão todos ali, originais e em bom estado geral, precisando apenas de uma boa limpeza.

A cobertura dele é de 0.545 - 2 / 2 - 7,5 / 7,5 - 30,5 Mhz em AM e CW com SSB.

É um receptor esteticamente bonito, mas simples e fácil de operar, mas o mais interessante em rádios antigos é que eles são testemunhas vivas da história das comunicações e seus avanços.

Seguem algumas fotinhas, e se eu me lembrar de mais algum detalhe volto e atualizo o post.



Frontal com todos os knobs.

frontal sem os knobs.

já sem a tampa traseira e tampa superior.

vista superior, válvulas e outros componentes.

Forte 73 a todos.
PY2LSB - Ricardo.





sábado, 9 de junho de 2012

Breve História do Rádio


A partir de pesquisas pioneiras de grandes cientistas no campo da eletricidade, a grande barreira que separava os povos foi rompida.
Antes apenas possíveis através de tambores, cornetas e até de fumaça, a comunicação agora é possível, independente das distâncias oceânicas as quais há pouco tempo eram intransponíveis, a não ser por corajosos navegadores que desde tempos imemoriais espalhavam as bandeiras de seus Reis pelo mundo afora.
Quem seriam estes estudiosos? e ou inventores de tal prodígio que mudou a história do mundo?
A quais cientistas devemos a gratidão eterna pela disposição em enfrentar o desconhecido, em arriscar a própria vida para deixar-nos um legado que nos dias de hoje diante da tecnologia de que dispomos, estão esquecidos nos livros empoeirados e na memórias dos poucos que ainda lhes prestam homenagens.
Um dos pioneiros foi um Inglês, James Clerk Maxwell, foi um físico e matemático britânico. Ele é mais conhecido por ter dado a sua forma final à teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Esta é a teoria que surge das equações de Maxwell, assim chamadas em sua honra e porque ele foi o primeiro a escrevê-las juntando a lei de Ampère, por ele próprio modificada, a lei de Gauss, e a lei da indução de Faraday. Maxwell demonstrou que os campos eléctricos e magnéticos se propagam com a velocidade da luz. Ele apresentou uma teoria detalhada da luz como um efeito electromagnético, isto é, que a luz corresponde à propagação de ondas eléctricas e magnéticas, hipótese que tinha sido posta por Faraday. Demonstrou em 1864 que as forças elétricas e magnéticas têm a mesma natureza: uma força elétrica em determinado referencial pode tornar-se magnética se analisada noutro, e vice-versa. Ele também desenvolveu um trabalho importante em mecânica estatística, tendo estudado a teoria cinética dos gases e descoberto a chamada distribuição de Maxwell-Boltzmann. Maxwell é considerado por muitos o mais importante físico do séc. XIX, o seu trabalho em electromagnetismo foi a base da relatividade restrita de Einstein e o seu trabalho em teoria cinética de gases fundamental ao desenvolvimento posterior da mecânica quântica.

Um outro grande Cientista foi : Heinrich Rudolf Hertz (Hamburgo, 22 de Fevereiro de 1857  Bonn, 1 de Janeiro de 1894[1]) foi um físico alemão que demonstrou a existência da radiação electromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio.
Hertz pôs em evidência em 1888 a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por James Maxwell em 1873.

 Marquês Guglielmo Marconi, por vezes Guilherme Marconi, foi um físico e inventor italiano.
Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), em 1896. Marconi se baseou em estudos apresentados em 1897 por Nikola Tesla para em 1899 realizar a primeira transmissão pelo canal da mancha. A teoria de que as ondas electromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, e comprovada pelas experiências de Heinrich Hertz, em 1888, foi utilizada por Marconi entre 1894 e 1895. Tinha apenas vinte anos, em 1894, quando transformou o celeiro da casa onde morava em laboratório e estudou os princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica, uma bateria para fornecer eletricidade, uma bobina de indução para aumentar a força, uma faísca elétrica emitida entre duas bolas de metal gerando uma oscilação semelhante as estudadas por Heinrich Hertz, um Coesor, como o inventado por Édouard Branly, situado a alguns metros de distância, ao ser atingido pelas ondas, acionava uma bateria e fazia uma campainha tocar.
Em 1896, foi para a Inglaterra, depois de verificar que não havia nenhum interesse por suas experiências na Itália. Em 1899, teve sucesso na transmissão sem fios do código Morse através do canal da Mancha. Dois anos mais tarde, conseguiu que sinais radiotelegráficos (a letra S do código Morse) emitidos de Inglaterra, fossem escutados claramente em St. Johns, no Labrador, atravessando o Atlântico Norte. A partir daí, fez muitas descobertas básicas na técnica rádio.
Em 1909, 1,7 mil pessoas são salvas de um naufrágio graças ao sistema de radiotelegrafia de Marconi. Em 1912 a companhia de marconi já produzia aparelhos de rádio em larga escala, particularmente para navios. Em 1915, durante e depois da primeira guerra mundial assumiu várias missões diplomáticas em nome da Itália, em 1919 foi o delegado italiano na Conferência de paz de Paris.
Em sua infância, passava muito tempo viajando com a sua mãe Annie, que adorava a região do porto de Livorno, na costa oeste da Itália, onde vivia sua irmã, dessas viagens a Livorno, surge o amor de Marconi pelo mar. Em livorno estava instalada uma academia da marinha real italiana, a Regia Marina, Marconi tinha o incentivo do pai (Giusepe) para entrar na academia naval, mas não conseguiu, no entanto, seu amor pelo mar o acompanhou durante toda vida. Em 1920 partiu para sua primeira viagem no "Elettra", um navio de 61m que comprou e equipou para ser seu laboratório no estudo de ondas curtas e também seu lar, além da família, as cabines do Elettra vivia cheias de visitantes ilustres, entre eles os reis da Itália, da espanha e George V e a Rainha Mary da inglaterra, as festas no Elettra ficaram famosas pelas músicas transmitidas pelo Rádio diretamente de Londres. A empresa de Marconi montou o novo Imperial Wireless Scheme", destinado a montar estações de ondas curtas em todo território britânico. Em 1929, em reconhecimento por seu trabalho, recebeu do rei da Itália o título de marquês. em 12/10/1931 acendeu, apertando um botão em Roma, as luzes do Cristo Redentor no Rio de Janeiro na noite de inauguração da estátua].
Em Outubro de 1943, a Suprema Corte dos EUA considerou ser falsa a reclamação de Marconi que afirmava nunca ter lido as patentes de Nikola Tesla e determinou que não havia nada no trabalho de Marconi que não tivesse sido anteriormente descoberto por Tesla. Infelizmente, Tesla tinha morrido nove meses antes[5].
No entanto, muito embora Marconi não tenha sido o inventor de nenhum dispositivo em particular (ao usar a bobina de Ruhmkorff e um faiscador, como antes o haviam feito De Forest e Tesla na emissão, repetiria Hertz, gerando as ondas hertezianas (Experimento de Hertz com um "Ressoador de Hertz") e usou o radiocondutor-detector Coesor de Branly na recepção, acrescentando a antena de Popov a ambos os casos) parece ser possível afirmar que Marconi é, na verdade, o inventor da rádio, (na forma da Radiotelegrafia e Radiotelefonia, Telefonia sem fio) visto que ninguém, antes dele, tivera a ideia de usar as ondas hertzianas com os objectivos de forma prática ou rotineira, de comunicação (exceto Landell de Moura) o qual falaremos mais adiante.
Lee de Forest o havia feito, mas apenas para testar a sua válvula eletrônica.
Tendo seu valor reconhecido, Marconi foi agraciado em 1909, recebendo juntamente com o alemão Karl Ferdinand Braun o Nobel de Física. Braun é o descobridor dos semicondutores, dentre eles o sulfeto de chumbo natural, um mineral conhecido como galena, base do histórico rádio de galena.

Agora falemos um pouco de um brasileiro, do Rio Grande do Sul, Sacerdote da Santa Igreja Católica a qual muitos julgam ser inimiga da ciência.
Roberto Landell de Moura foi um padre Católico, cientista e inventor brasileiro, considerado o patrono dos radioamadores do Brasil e o Pai Brasileiro do Rádio.
O trabalho de Landell de Moura envolvendo experimentos com ondas eletromagnéticas foi pioneiro, tendo possivelmente sido o primeiro a transmitir a voz humana por rádio com sucesso.
Landell de Moura conseguiu patentear seus inventos tanto no Brasil como nos Estados Unidos da América. No Brasil, obteve a Patente N° 3.279, em 9 de Março de 1901. Nos Estados Unidos, recebeu, em 11 de Outubro de 1904, a patente de número 771.917, para seu "Transmissor de Ondas" e, em 22 de Novembro de 1904, as patentes de número 775.337, para seu "Telefone sem Fio", e 775.846, para seu "Telégrafo sem Fio".
Por ocasião dos 150 anos de seu nascimento, celebrado em 21 de Janeiro de 2011, o Padre Landell de Moura teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, através da Lei Nº 12.614, sancionada pela Presidência da República do Brasil em 27 de Abril de 2012.
 Foi pioneiro na transmissão da voz, utilizando equipamentos de rádio de sua construção patenteados no Brasil em 1901, e, posteriormente, nos Estados Unidos em 1904. Landell transmitiu a voz humana por meio de dois veículos; o primeiro, um transmissor de ondas que utilizava um microfone eletromecânico, de sua invenção que recolhia as ondas sonoras através de uma câmara de ressonância onde um diafragma metálico abria e fechava o circuito do primário de uma bobina de Ruhmkorff, e induzia no secundário dessa bobina uma alta tensão que era irradiada através de uma antena ou de duas esferas centelhadoras. A detecção era feita por dispositivos que foram sendo melhorados ao longo do tempo.
O segundo meio utilizado pelo cientista era através do aparelho de telefone sem fio, que utilizava a luz como uma onda portadora da informação de áudio. Neste aparelho, as variações das pressões acústicas da voz do locutor eram transformadas em variações de intensidade de luz, de acordo com a onda de voz que eram captadas em seu destino por uma superfície parabólica, espelhada, em cujo foco havia um dispositivo cuja resistência ôhmica variava segundo as variações da intensidade de luz. No circuito de detecção havia apenas o dispositivo fotossensível, uma chave, um par de fones de ouvido e uma bateria. Por utilizar a luz como meio de transporte de informação, Landell é considerado um dos precursores das fibras ópticas.
O Padre Landell realizou experiências a partir de 1892 e 1893, em Campinas e em São Paulo. O jornal O Estado de S.Paulo noticiou que, em 1899, ele transmitiu a voz humana a partir do Colégio das Irmãs de São José, hoje Colégio Santana, no alto do bairro de Santana, zona norte da capital paulista. Também efetuou demonstrações públicas de seu invento no dia 3 de junho de 1900 sendo noticiada pelo Jornal do Commercio de 10 de junho de 1900:
"No domingo passado, no alto de Santana, na cidade de São Paulo, o padre Landell de Moura fez uma experiência particular com vários aparelhos de sua invenção. No intuito de demonstrar algumas leis por ele descobertas no estudo da propagação do som, da luz e da eletricidade através do espaço, as quais foram coroadas de brilhante êxito. Assistiram a esta prova, entre outras pessoas, Percy Charles Parmenter Lupton, representante do governo britânico, e sua família".
Em 1903, Arthur Dias, em seu livro "Brasil Actual", faz referência a Landell de Moura, descrevendo, entre outras coisas, o seguinte:
"logo que chegou a S. Paulo, em 1893, começou a fazer experiências preliminares, no intuito de conseguir o seu intento de transmitir a voz humana a uma distância de 8, 10 ou 12 km, sem necessidade de fios metálicos".
Após alguns meses de penosos trabalhos, obteve excelentes resultados com um dos aparelhos construídos. O telefone sem fios é reputado a mais importante das descobertas do Padre Landell, e as diversas experiências por ele realizadas na presença do vice-cônsul inglês de S. Paulo, Sr. Percy Charles Parmenter Lupton, e de outras pessoas de elevada posição social, foram tão brilhantes que o Dr. Rodrigues Botet, ao dar notícias desses ensaios, disse não estar longe o momento da sagração do Padre Landell como autor de descobertas maravilhosas".

Ai está, um pouco da história do rádio.
Muito mais se pode encontrar na internet, dependendo do esforço e curiosidade de cada um.

Texto em negrito: http://pt.wikipedia.org




                        Por PY2LSB - Ricardo

Chassi RCA Q34

Caros colegas, início minhas postagens com este rádio (agora) identificado com ajuda do Sr. Indalécio do blog http://officinadosradios.blogspot.com.br/ O rádio está funcionando e seu chassi está muito bom pra sua idade.
Trata-se de um rádio RCA Victor modelo 122 e pelo informe do Indalécio esta com uma válvula adaptada.

O rádio possui 08 válvulas que são:
6SA7GT
6V6GT
6V6GT
5Y3GT
6SK7WA
6SK7
6E5C
Válvula não identificada marca SYLVANIA , com oito terminais (octal), segue fotos da válvula abaixo.

Se alguém puder identificar deixe uma msg abaixo..73


Imagem frontal/superior

Imagem frontal 

Imagem superior do chassi

Imagem lateral

imagem traseira

Válvula não identificada.

Válvula não identificada.

Falante pertencente ao conjunto

detalhe.




Postado por PY2LSB - Ricardo
Aparecida/SP - Brasil

QSL EWTN


QSL Radio Vaticana


Bem vindos

Saudações amigos radioamadores e Radio escutas que gostam de rádio e também de História.

Com este humilde blog pretendo mostrar um pouco do mundo do rádio, da minha cidade e do meu Shack e atrelado a isso um pouco de história.

não tenho a pretensão de que o blog seja fonte de pesquisa, já que na internet existem inúmeras páginas muito interessantes sobre o tema. apenas pretendo postar o que, no meu entendimento seja interessante para mim e que sirva também a outros curiosos como eu.

muito obrigado por visitar meu blog. 73 a todos.

PY2LSB - Ricardo
Aparecida/SP

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes